terça-feira, 27 de abril de 2010

O graffiti como influência social.


- Processo de socialização;
- Interacção grupal;
- Processos de influência entre indivíduos;
- Inovação;

O graffiti é uma manifestação de luta social pelo reconhecimento de um estilo de vida e de uma expressão individual simbólica.
As assinaturas e pinturas com spray realizadas nas ruas e fachadas públicas são ao mesmo tempo um produto simbólico e um produto artístico que possui uma materialidade. Trata-se de um objecto artístico que representa uma personalidade individual e simultaneamente uma comunidade local de comunicação que se expressa de forma serializada.
Esta expressão opera como um fragmento material da busca de prestigio e reconhecimento público, pois o seu autor sabe que a comunicação se estabelece não apenas na força simbólica, mas na materialidade do seu gesto, ao mesmo tempo que lutam contra a desigualdade.

Acme ( writer do Rio de Janeiro ) afirma :

“ Já levei muito soco de policia, mas a pichação deu sentido à minha vida, você incomoda a sociedade, você divulga o seu nome, hoje eu sei que eu sou um artista, eu tenho a minha arte.”

terça-feira, 9 de março de 2010

Graffiti, o que é ?



O graffiti é uma forma de expressão social e de comunicação
específica, está inserido numa sociedade em constante transformação e não como
uma expressão de vandalismo da sociedade actual.

O graffiti é como poesia visual no espaço, com objectivos comunicativos específicos.
O Homem, ao interagir directa ou indirectamente com tudo o que o rodeia, terá que estar inserido num vasto leque de dinâmicas sociais.

É algo que permite ao ser Humano esboçar a sua atitude expressiva, deixando “perceber modos de ver, sentir e ser”. Favorece a
autonomia criativa e o desenvolvimento das capacidadesexpressivas, tendo em conta as vivências sócio- culturais de cada um, interagindo, de forma dinâmica.

Actualmente o graffiti está presente numa sociedade em permanente evolução surgem, cada vez mais, novos interesses, desperta-se para outros caminhos e valoriza-se outras realidades.

terça-feira, 2 de março de 2010

Os tipos de graffiti existentes :


O graffiti é constituido por diferentes estilos e formas. As mais utilizadas são:

Hall-of-fame -> É um graffiti mais pensado e mais trabalhado, dando importância não só ao lettering (arte de escrever letras) , mas também aos fundos e eventuais characters (personagens encontradas nos graffitis). Quando o hall-of-fame atinge uma proporção considerável, é muitas vezes também chamado de produção.

Bombing -> Pode ser considerado qualquer tipo de graffiti ilegal. No entanto, quando se fala de um bombing ou bomb, fala-se de um graffiti na rua (não em comboios ou metropolitanos) e que não se encaixa nas definições de tag (pseudónimo do criador do graffiti, nomeadamente a sua assinatura) ou trow-up (estilo de graffiti, caracterizado mais a frente).

Trash-train -> Normalmente quando os writers (graffiters) se referem a comboios, utilizam a palavra inglesa train, que se utiliza para comboios fora de circulação, que se destinam a abate ou requalificação.

Stencil -> Molde recortado em cartolina, radiografias, ou outros materiais de maneira a criar formas pré-defenidas, encostando esse molde a uma superfície, e passando spray por cima, ficando com as formas subtraidas à cartolina, pintadas na parede.

WildStyle -> Estilo de graffiti nascido em Nova Iorque nos anos 70. É um estilo bastante complexo, que vive muito da intersecção de formas e que normalmente tem um elemento característico que são as setas.

Throw-up
-> É provavelmente o tipo de graffiti mais dificil de definir, refere-se a qualquer tipo de graffiti que viva só dos contornos e não esteja preenchido. Mais concretamente é a actividade do writer quando este se limita a tagar paredes.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arte ou Vandalismo ?














Para podermos distinguir uma coisa da outra, é preciso ter-se formado um pensamento anteriormente sobre o "tema", e só depois dessa formação de ideias ou pensamentos é que surgem as diversas opiniões sobre se o grafiti é vandalismo ou não.
Como ninguém pode alterar o pensamento de ninguém, a nossa tarefa não será de modo nenhum mudar a forma de pensar mas sim tentar sensibilizar todo o público para uma prática, que cada vez mais é vista em todo o Mundo (o grafiti).

Grafiti -> Uma forma de arte, que hoje em dia já é praticada em lugares legais, mas que se continuam a observar também em zonas ilegais. Mas depois dessa barreira passa-se para um mundo de arte completamente diferente. Um mundo de arte que é capaz de reconstruir sitios completamente degradados, capaz de dar vida a um novo lugar, como por exemplo, escolas e hospitais. É uma arte que expressa sentimentos e valores. Do grafiti conseguimos sempre tirar uma opinião, como quando olhamos para um quadro exposto num museu.

Enquanto o vandalismo é bastante diferente.

Vandalismo -> É sempre executado de forma ilegal, e sempre feito com uma segunda intenção, destruir o espaço ou até mesmo destruir o trabalho de outro artista. É mais conhecido por palavras escritas (que quase nunca se percebem), nas paredes, em carros, casas, transportes públicos e também por mensagens que têm a intenção de intimidar quem passa por elas nas ruas.

O grafiti é um tipo de arte que merecia ter espaços próprios (legais) para a sua execução, começaria assim por ser um ponto de distinção do vandalismo e faria talvez com que mais gente o aceitasse.
O vandalismo é um crime, que pode levar a pena de prisão.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

a GRANDE história!


Por detrás do grafiti encontra-se uma grande história, esta equivale também a uma grande arte.

Desde a antiguidade que o grafiti é praticado, mas sempre houve alterações na forma da sua execução. O Homem sempre teve necessidade de se expressar, porém este tipo de expressão pode ser feito de várias formas que podem ser usadas com vários significados e objectivos.

O graffiti pode ser feito de forma legal ou ilegal. Mas a parte ilegal do grafiti nunca o abandonou, pois o grafiti começou por ser algo ilegal, e com o tempo, mudança de atitudes a nivel do público, de pensamentos e comportamentos, fez com que neste momento ja existissem locais legais onde esta arte também pode ser praticada. O grafiti sempre foi acompanhado dessa ilegalidade, o que por vezes faz com que todos os artistas tenham mais gosto em realizá-los.
Esta forma de expressão é algo que podemos visualizar quotidianamente nas áreas urbanas e suburbanas. Quando nos referimos a grafiti feito de forma ilegal ou até mesmo legal, referimo-nos a um tipo de arte, e não ao que muitas pessoas chamam de vandalismo. ( Algo que vamos explicar mais tarde.)

O conceito de graffiti surgiu nos bairros mais estigmatizados dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, durante a década de 70.As formas mais antigas dos graffitis são os "tag’s". Estes já eram utilizados nos anos 30, por diversos gangs americanos, como forma de limitação de território. Esta "moda" voltou alguns anos mais tarde entre os jovens provenientes de bairros mais pobres. O fenómeno atingiu a Europa nos anos 80, e em Portugal surgiu no final dessa década.

Com esta parte da história do grafiti podemos interpretar que o grafiti sempre foi associado a tipos de raça, a influências da educação, meio familiar, social e por vezes também o próprio estilo da pessoa.Daqui parte a construção de pensamentos errados, em que as pessoas pensam que o grafiti é apenas exectuado por algumas pessoas, talvez associem o grafiti a pessoas com menos posses, que vivem em bairros mais problemáticos etc... Enquanto hoje em dia, toda a gente é "livre" de praticar esta ARTE.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Apresentação

No âmbito da disciplina de Área de Projecto (Psicologia), da Escola Secundária Campos Melo - Covilhã, estamos a desenvolver um projecto intitulado de "Comportamentos Pintados".

Este trabalho visa a compreensão dos comportamentos e atitudes escondidos pelo grafiti.
Queremos compreender o que leva à sua execução e as suas influências através de vários meios (escolar, familiar, social...). Pretendemos criar elos de ligação entre o ramo da psicologia e a arte urbana. A sensibilização, de forma a poder construir ou reformular novas opiniões acerca deste tipo de arte, é outro dos nossos objectivos.
Aqui fica um pequeno resumo do que vai ser discutido neste blogue, espero que gostem.