terça-feira, 19 de janeiro de 2010

a GRANDE história!


Por detrás do grafiti encontra-se uma grande história, esta equivale também a uma grande arte.

Desde a antiguidade que o grafiti é praticado, mas sempre houve alterações na forma da sua execução. O Homem sempre teve necessidade de se expressar, porém este tipo de expressão pode ser feito de várias formas que podem ser usadas com vários significados e objectivos.

O graffiti pode ser feito de forma legal ou ilegal. Mas a parte ilegal do grafiti nunca o abandonou, pois o grafiti começou por ser algo ilegal, e com o tempo, mudança de atitudes a nivel do público, de pensamentos e comportamentos, fez com que neste momento ja existissem locais legais onde esta arte também pode ser praticada. O grafiti sempre foi acompanhado dessa ilegalidade, o que por vezes faz com que todos os artistas tenham mais gosto em realizá-los.
Esta forma de expressão é algo que podemos visualizar quotidianamente nas áreas urbanas e suburbanas. Quando nos referimos a grafiti feito de forma ilegal ou até mesmo legal, referimo-nos a um tipo de arte, e não ao que muitas pessoas chamam de vandalismo. ( Algo que vamos explicar mais tarde.)

O conceito de graffiti surgiu nos bairros mais estigmatizados dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, durante a década de 70.As formas mais antigas dos graffitis são os "tag’s". Estes já eram utilizados nos anos 30, por diversos gangs americanos, como forma de limitação de território. Esta "moda" voltou alguns anos mais tarde entre os jovens provenientes de bairros mais pobres. O fenómeno atingiu a Europa nos anos 80, e em Portugal surgiu no final dessa década.

Com esta parte da história do grafiti podemos interpretar que o grafiti sempre foi associado a tipos de raça, a influências da educação, meio familiar, social e por vezes também o próprio estilo da pessoa.Daqui parte a construção de pensamentos errados, em que as pessoas pensam que o grafiti é apenas exectuado por algumas pessoas, talvez associem o grafiti a pessoas com menos posses, que vivem em bairros mais problemáticos etc... Enquanto hoje em dia, toda a gente é "livre" de praticar esta ARTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário