terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arte ou Vandalismo ?














Para podermos distinguir uma coisa da outra, é preciso ter-se formado um pensamento anteriormente sobre o "tema", e só depois dessa formação de ideias ou pensamentos é que surgem as diversas opiniões sobre se o grafiti é vandalismo ou não.
Como ninguém pode alterar o pensamento de ninguém, a nossa tarefa não será de modo nenhum mudar a forma de pensar mas sim tentar sensibilizar todo o público para uma prática, que cada vez mais é vista em todo o Mundo (o grafiti).

Grafiti -> Uma forma de arte, que hoje em dia já é praticada em lugares legais, mas que se continuam a observar também em zonas ilegais. Mas depois dessa barreira passa-se para um mundo de arte completamente diferente. Um mundo de arte que é capaz de reconstruir sitios completamente degradados, capaz de dar vida a um novo lugar, como por exemplo, escolas e hospitais. É uma arte que expressa sentimentos e valores. Do grafiti conseguimos sempre tirar uma opinião, como quando olhamos para um quadro exposto num museu.

Enquanto o vandalismo é bastante diferente.

Vandalismo -> É sempre executado de forma ilegal, e sempre feito com uma segunda intenção, destruir o espaço ou até mesmo destruir o trabalho de outro artista. É mais conhecido por palavras escritas (que quase nunca se percebem), nas paredes, em carros, casas, transportes públicos e também por mensagens que têm a intenção de intimidar quem passa por elas nas ruas.

O grafiti é um tipo de arte que merecia ter espaços próprios (legais) para a sua execução, começaria assim por ser um ponto de distinção do vandalismo e faria talvez com que mais gente o aceitasse.
O vandalismo é um crime, que pode levar a pena de prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário